ENSINO

Instituto Tecnológico de Aeronáutica assina acordo internacional

O convênio tem como objetivo a criação de dupla titulação em nível de Doutorado em Engenharia Civil
Publicada em: 25/10/2023 19:00
Imprimir
Fonte: ITA, por Tenente Leonardo
Edição: Agência Força Aérea

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), assinou, no dia 16/10, um Acordo de Cooperação Acadêmica com a Universidade de Calgary, localizada na província de Alberta, no Canadá, para a criação de um programa internacional de Dupla Titulação em Engenharia. Também chamado de Joint PhD Program, o convênio contempla uma formação ao nível de Doutorado em Engenharia Civil. 

Na abertura da cerimônia de assinatura do acordo, o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, ressaltou que as duas instituições já têm mais de 20 anos de atividades conjuntas. “Essa é a primeira parceria internacional do ITA exclusivamente na área de Engenharia Civil, o que nos motiva ainda mais. E já pensando em ampliar essa colaboração, pretendemos nos aprofundar também no setor de Energia para atender a demandas da sociedade brasileira e do Comando da Aeronáutica”, destacou o Reitor do ITA, afirmando ainda que, com a oficialização da parceria, existe uma perspectiva muito positiva para o futuro.

Além do Reitor do ITA, participaram da solenidade o Vice-Reitor e Vice-Presidente Associado de Pesquisa da Universidade de Calgary, Professor Janaka Yasantha Ruwanpura, a Cônsul Comercial do Canadá, Emily King, o Trade Commissioner do Canadá, Alexandre Krell Pedro, e a Pró-Reitora de Pós-Graduação do ITA, Professora Doutora Emília Villani. Com a assinatura do acordo, os alunos do ITA e da Universidade de Calgary terão a oportunidade de realizar pesquisas acadêmicas de doutorado em ambas as Instituições, contando com o apoio de professores orientadores das duas universidades. Ao concluírem os estudos, eles receberão um diploma reconhecido tanto pela instituição brasileira quanto pela canadense.

A Cônsul Comercial do Canadá Emily King comemorou a oficialização do programa. “Uma das coisas mais importantes é que o documento foi elaborado após uma minuciosa análise entre as duas Instituições, resultando em algo sólido e baseado na experiência mútua”, destacou o Vice-Reitor de Calgary, Professor Janaka Yasantha Rywanpura endossando a fala da Cônsul. “Ao assinar este acordo, estamos ansiosos para ver os resultados dessa excelente parceria com o ITA, assim como o fortalecimento da relação entre o Brasil e o Canadá”, ressaltou.

Universidade de Calgary

A Universidade de Calgary tem um dos melhores rankings de pesquisa no Canadá e em 2023 foi apontada como a que mais cria startups no país pelo terceiro ano consecutivo.

Fotos: ITA